Confira esta mensagem em áudio!
E lá se vão 5 meses desde quando comecei a escrever esta série de mensagens sobre aprendizados em tempos de pandemia.
Estou em agosto de 2020 e a apesar de centenas de vidas ainda estarem partindo diariamente por conta desse vírus que parou o planeta, aos poucos as cidades estão voltando às suas atividades.
Lojas reabrindo em horário reduzido e com diversas medidas preventivas, escolas seguem fechadas em grande parte do Brasil, pontos turísticos sendo reabertos.
Acredito que estamos caminhando para o fim de toda essa crise que até o momento deixou um saldo de mais de 100 mil mortos, 9 milhões de desempregados e 700 mil empresas que fecharam as portas, isso apenas no Brasil.
Se tem uma palavra que está em alta nestes dias por ser uma ação necessária na vida de praticamente todos é reinventar-se!
Na introdução desta série utilizei o exemplo da lagarta que antes de virar uma bela borboleta, passa por um intenso e dolorido processo de transformação.
No momento em que a lagarta já se transformou em borboleta, mas que ainda está presa dentro do casulo, se depara com uma etapa final, mas crucial que vai definir se viverá ou não.
Ela precisa romper as paredes do casulo, que antes servia de abrigo e local ideal para seu processo de transformação, para ganhar força em suas asas e assim ganhar o mundo!
Tanto isso é verdade, que dizem que se você der uma ajudinha, rompendo o casulo para facilitar a saída da borboleta, vai condená-la a morte, pois ela sairá do casulo sem força nas asas.
Tenho certeza de que muitos de nós estamos vivendo grandes reinvenções em nossa vida que talvez jamais viéssemos a experimentar se não fosse o que estamos atravessando nestes últimos meses.
Quero te convidar agora a olhar para sua vida e juntos analisarmos quais as reinvenções ocorreram ou estão desdobrando-se dentro de suas atividades profissionais.
Esta, sem dúvida, foi uma das primeiras áreas que fomos afetados. Da noite pro dia, tivemos que aprender a trabalhar de casa.
Não sei como tem sido para você, mas a grande maioria não estava acostumada a encarar o espaço que usa para seu lazer e descanso como seu local de trabalho.
Eu já trabalho de casa fazem mais de 10 anos, então para mim, neste aspecto não fui impactado. Gosto muito de trabalhar de casa e não precisar enfrentar trânsito todo dia na ida e volta do trabalho.
Em minha visão o trabalho em casa traz economia de tempo e dinheiro e ganho de produtividade. Claro que como tudo na vida, também tem seus contras.
É preciso ter disciplina para ter claros seus horários de trabalho e lazer. O ambiente da casa tem muitas distrações e se você não tiver um espaço em que possa se concentrar em suas tarefas, aí trabalhar de casa torna-se totalmente improdutivo.
Muitas empresas que adotaram o modelo de home office por conta da pandemia deram a seus colaboradores a oportunidade de continuar trabalhando de casa depois que tudo passar.
Exemplo disso é o Facebook que diz que terá 50%*1 dos seus 48 mil funcionários trabalhando de casa nos próximos 10 anos.
Esta não é só uma tendência da empresa de Mark Zuckerberg, mas Spotify, Google e Twitter já anunciaram que abrirão a possibilidade de escolha para alguns colaboradores.
E você tem trabalhado de casa? Se sim, deixe um comentário contando como tá sendo essa nova experiência.
Bom, não poderia falar de trabalho, sem comentar sobre como essa pandemia fez com que milhões de pessoas passassem a trabalhar em outras atividades, que em muito dos casos, jamais pensaram em trabalhar antes.
Até março de 2020 minha principal fonte de renda vinha do turismo. E não preciso falar que este foi um dos primeiros mercados a ser impactados.
Em questão de uma semana foi um enxurrada de aeroportos, pontos turísticos e fronteiras que foram fechadas e ninguém mais estava viajando.
Não pensei duas vezes e com ajuda e direção de Deus passei a dar foco numa atividade que realizava em segundo plano que é ensinar marketing e tecnologia através da Internet.
Já trabalhava ministrando cursos e mentorias online desde 2013 então pra mim foi uma mudança suave. Apesar do baque financeiro em ver minha renda reduzida em mais de 50% de uma hora pra outra.
Essa mudança de rota me possibilitou a compartilhar conhecimento e aprender muito com mais de 4000 professores do Brasil e de outros países que também precisaram reinventar-se.
Como escolas, universidades e demais instituições de ensino tiveram que interromper suas atividades presenciais, os professores precisaram migrar para o ensino à distância.
Assim como eu e meus colegas professores, tenho visto amigos e familiares buscando outros caminhos para tentar recuperar-se o impacto financeiro.
Não tá sendo fácil pra ninguém, mas acredito que quando tudo isso passar, sairemos do casulo, assim como uma borboleta, fortalecidos para alcançar lugares que antes estavam longe de nossa imaginação.
Muitos estão descobrindo novas formas de trabalho que trazem até mais satisfação do que a atividade que estavam engajados antes.
Te convido também a conhecer as possibilidades de gerar renda criando algum negócio online, ou seja, que você possa fazê-lo independente da cidade no planeta que esteja morando.
Pra ter ideia, só mercado de venda de cursos online, cresceu mais de 73% nos primeiros 2 meses do isolamento social.
Fora isso, o comércio eletrônico, também alcançou resultados jamais vistos. Existem muitas oportunidades para iniciar um negócio online e caso queira conhecer te convido a conferir uma palestra minha em que falo sobre ‘10 ótimas oportunidades para iniciar um negócio na Internet’.
E você? Precisou pegar alguma nova rota para garantir seu sustento. Comente abaixo qual foi o novo caminho que passou a trilhar e como tem sido essa experiência.
Talvez você esteja dentro do grupo dos 9 milhões de brasileiros que perderam seu emprego ou dos 700 mil empreendedores que tiveram que fechar seus negócios, em vários casos, em que empenharam muitos anos de trabalho duro.
É normal que nestas horas que seu coração fique apertado, a mente torne-se inquieta preocupado em como será o amanhã.
Para você que se sente assim, trago essa fala de Jesus:
28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Mateus 11:28-30
Se você crer que Jesus é a resposta que você precisa e fizer destas palavras a sua oração, tenha certeza de que um novo ânimo virá e você vai notar uma mudança clara e real em seu estado de espírito.
Faça uma oração com suas palavras, pedindo a Jesus que venha te ajudar e aliviar a pressão que tem enfrentado.
Ele não só vai te trazer uma resposta, mas vai te convidar a aprender mais com ele. Para que, ainda atravessando situações ruins, passe por elas tendo a certeza de que não está sozinho e de que em Jesus sempre encontrará um local de descanso e renovo para prosseguir em sua jornada.
Confira esta mensagem em áudio!
Que Deus te abençoe, guarde sua vida e a dos seus familiares,
Forte abraço do seu irmão e amigo,
Tiago Marinho
1 Pingback