A vida de DEUS + perto de você!

Parábola do Semeador: como está seu Terreno?

No evangelho de Mateus 13, versos de 3 a 9 Jesus conta para uma multidão a parábola do semeador.

O texto relata que era tanta gente que Jesus entrou num barco, enquanto todos o ouviam da praia.

Essa mesma parábola contada pelo mestre há mais de 2000 anos atrás não foi compreendida, em primeira mão, nem mesmo pelos discípulos de Cristo que vivam com ele diariamente.

Embora já tenha ouvido pregações e lido a parábola do semeador diversas vezes, nunca tinha me atentado para um grande ensinamento que ela esconde.

Uma das grandes maravilhas da Bíblia Sagrada consiste em que o mesmo texto, quando revelado pelo Espírito Santo, fala ao seu coração de maneiras diferentes.

Antes de te revelar o que Espírito Santo me mostrou nesta parábola que tenho certeza de que também vai falar ao seu coração, vamos a leitura do texto.

“Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa e assentou-se à beira-mar.

Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele, enquanto todo o povo ficou na praia.

Então lhes falou muitas coisas por parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear.

Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.

Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.

Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.

Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.

Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.

Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!”

Mateus 13:1-9

As parábolas eram muito comuns nas falas de Jesus, pois ajudavam a contextualizar um ensinamento a partir dos elementos que eram comuns ao cotidiano daqueles que ouviam o mestre.

Contudo, ainda usando uma linguagem popular, muitos não compreendiam o que ele estava falando.

Quando questionado por seus discípulos o por quê dele falar ao povo por meio das parábolas, Jesus respondeu:

“A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.”

Mateus 13:11

“Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.” 

Mateus 13:15

Diferença entre ser discípulo e viver na multidão

Jesus claramente estabelece uma diferença entre seus discípulos e os demais. 

Vale lembrar que os discípulos tinham abandonado tudo, muitos tinham deixado mulher, pais, filhos e seus trabalhos para viver exclusivamente servindo e vivendo ao lado de Cristo.

No verso 15 Jesus revela que o povo tinha um coração insensível e de ouviram com má vontade.

Mas por que será que todo aquele povo estava reunido na praia para estar com Jesus? O mesmo motivo que reunia aquela multidão na praia é o mesmo que faz muitos buscarem Jesus 2000 anos depois!

As pessoas não querem ouvir o que Jesus tem a dizer, muito menos sacrificar qualquer coisa, como fizeram os discípulos, para a servir e seguir a Jesus. 

O que a grande maioria  deseja são as bênçãos, curas, prosperidade e milagres que Jesus pode fazer.

Essa é a primeira reflexão que o mestre nos convida a fazer. De que lado nós estamos nessa história? 

Estamos entre os discípulos que se colocaram disponíveis para servir e seguir a Jesus pagando o preço que for preciso ou fazemos parte da multidão que apenas acompanha Jesus de longe e que na verdade apenas esperam receber seu milagre para voltar para casa em seguida?

Os quatro terrenos da parábola do semeador

Voltando a parábola do semeador, após fazermos essa reflexão, compreendemos que a semente, que são as boas novas de Cristo, é distribuída igualmente a todos, contudo é o terreno onde ela cai que fará toda a diferença!

Jesus cita quatro tipos de terreno, vamos ver cada um deles.

O primeiro terreno é a beira do caminho e ele compara as pessoas que ouvem sua mensagem e por não compreenderem, a semente é arrancada por Satanás do coração desta pessoa.

O segundo é o terreno pedregoso, é aquela pessoa que entende a mensagem, recebe com alegria, mas no menor sinal de tribulação ou perseguição por conta de sua fé pula fora do barco.

O terceiro terreno é o que está coberto por espinhos. Estes são comparados a todas as pressões que temos nesta vida que sufocam o verdadeiro e melhor propósito de estarmos aqui. Preocupações, ambição desenfreada por dinheiro,  sonhos e projetos pessoais, tudo que colocamos como mais importantes e que acabam ocupando o lugar em que Deus deveria estar. Neste cenário a semente não tem como se desenvolver e frutificar.

Finalmente, temos o quarto e último terreno. Jesus compara a pessoa, que ouve, entende e pratica a palavra que recebeu. Tanto é que esta é a única semente na parábola que no final frutifica.

É impressionante como uma história narrada há tanto tempo atrás, pode ser tão atual e poderosa em nos ajudar a refletir sobre nossa vida com Deus.

É muito provável que você perceba que sua vida oscila entre o terceiro e quarto terreno. Isso porque a vida é uma constante luta da carne contra o espírito. Aquele que mais alimentarmos, no final, será o vitorioso!

Espero que esta mensagem tenha lhe ajudado a pensar em como está o seu terreno. Será que está cheio de espinhos? Se sim, é hora de fazer uma boa limpeza, rever suas prioridades, dedicar tempo de qualidade para meditar nas Escrituras, orar e praticar o que Jesus nos ensinou.

Só assim vamos viver de fato a vida que Jesus nos ofereceu em João 10.10 que diz: “O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.”

E aí, o que você acho dessa mensagem? Gostaria muito de ler seu comentário e para isso basta usar o formulário abaixo para postar aqui seu comentário.

Se você gostou dessa mensagem então compartilhe com um amigo ou com aquela pessoa que você sabe que precisa ouvir isso. 

Assim, você me ajuda a cumprir com a missão de trazer mais gente pra perto da vida que Deus tem pra todos nós.

Te convido também:

Cadastre seu email para receber avisos de novas mensagens, podcasts e vídeos!

Conferir minhas mensagens em áudio acessando o podcast do Viva Zoe!

Conferir mensagens em vídeo no canal do YouTube

Vamos ficar conectados? Venha para meu Instagram e Facebook.

Anteriores

O Poder da Palavra, uma Semente de Renovo

Próximo

Jesus veio para libertar os oprimidos

  1. Joao lopes dos Santos

    E uma das palavras que eu mais gosto de pregar porque eu estou começando a pregar Deus tem me usado para levar a palavra sou obreiro e líder eu minha esposa de uma congregação e gosto de ler gosto dessa palavra principalmente para aqueles que estão iniciando

    • Tiago Marinho

      Olá meu irmão João! Feliz que esta mensagem tenha te abençodo. Bom saber que és mais uma voz na peleja por transformar vidas! Deus te abençoe e conceda sabedoria e força nessa missão. Fica também o link direto para efetuar sua inscrição e receber novas mensagens no seu email: https://go.vivazoe.com.br/lista-email

  2. Ivonete Oliveira Manfredini

    Gosto muito de estudar as meditações, pq tiro muitas dúvidas e ainda aprendo como fazer uma determinada pregação .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén