Certamente você já teve medo em algum momento de sua vida. Este sentimento muitas das vezes é benéfico quando nos protege de alguma situação de risco eminente. Basta se imaginar ficar frente a frente com um leão em plena selva africana. É pra deixar qualquer um tremendo nas bases!
Nosso cérebro foi programado para fazer a gente fugir de qualquer situação que nos traga medo. Porém, algumas vezes essa defesa natural pode impedir nosso crescimento, dificultando que ultrapassemos algumas barreiras que estão no caminho para realização alguns sonhos!
Pra ficar mais claro, vamos pensar em situações muito comuns. Imagine que você receba uma oportunidade para dar uma palestra em um evento muito importante na sua área profissional, mas você nunca falou em público! E aí você aceita?! Enfrenta o desafio ou pula fora? Nessa hora bate o medo de fracassar, de travar na hora de falar. Medo de passar vergonha na frente de uma platéia de centenas de pessoas.
Verdade é que se você conhecer a história do mais eloquente dos palestrantes, vai perceber que ele também se deparou com o medo de falar em público, mas que precisou vencê-lo e que esta superação lhe proporcionou inúmeras outras oportunidades profissionais.
Para reconhecer o medo em outra situação comum em nossos dias vamos olhar para como as pessoas buscam por relacionamentos amorosos. Quem dos seus amigos já disse pra você: “Olha, essa vida de casado não é pra mim! Vivo muito bem como solteiro, não quero estresse!”.
O medo de sofrer por amor, da desilusão, faz as pessoas viverem relacionamentos superficiais. Hoje, resolvo minha carência de afeto e amor com a Maria, amanhã com a Joana e se a relação começar a ficar séria, tá na hora de partir pra outra. Quantos sãos os que vivem escravizados por este medo de sofrer por amor? Mal sabem que estão deixando passar a oportunidade de conhecer alguém que valha a pena estar junto pelo resto da vida!
Bom, esses foram só dois exemplos de como o medo pode paralisar a vida das pessoas. Mas, se quiser poderíamos falar aqui sobre várias outras expressões do medo, como: medo de dirigir, medo de empreender, medo de barata, medo de altura. Enfim, já chega! Tem medo pra tudo nesse mundo, rs!
Não sei como o medo tem se expressado em sua vida neste exato momento. Mas, sei que existem duas coisas a se fazer. A primeira é não fazer nada. Aceitar o medo, ficar paralisado e desistir de continuar no caminho que você sabe que precisa trilhar para alcançar seu sonho. A segunda saída, é enfrentar! Encarar de frente aquilo que te assusta, que tira seu sono e que traz desânimo para sair da cama e começar um novo dia.
Eu sei que você não quer chegar no fim de sua vida e sofrer a dor do arrependimento de não ter enfrentado o medo. Ver que o tempo passou e que agora não há mais nada o que fazer. Esse sentimento, certamente, é muito pior do que o mais assustador de seus medos, pois quase sempre ele não te deixa alternativas.
O medo é um sentimento que se auto alimenta. Quanto mais você dá espaço pra ele, mais ele vai ficar intenso dentro do seu peito. Ele traz consigo alguns maus companheiros: sensação de derrota, baixa auto estima, tristeza e ansiedade. O medo é cruel, pois ao mesmo tempo que não te permite avançar, também te aprisiona nestes sentimentos ruins.
Então hoje, te convido a se libertar de todos os medos que tem rondado importantes decisões em sua vida. Para isso você só vai precisar de dois ingredientes.
O primeiro, coragem pra encarar seu medo de frente, sem rodeios, desculpas ou justificativas. E o segundo, é a fé. Como definição desta pequena palavra, gosto de usar o que a Bíblia diz
“…a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” Hebreus 11:1
Se você decidir encarar seus medos, ter coragem de sair da inércia, mas ao mesmo tempo não ter a fé de que você vai vencer, é melhor nem começar. A coragem é o que te coloca no ringue, mas a fé é o que te faz permanecer na luta até o último round!
Agora, preciso te confessar algo… estou te falando todas estas palavras de força, ânimo e motivação, mas existe um terceiro ingrediente que eu não te revelei. Algo que que vai fazer toda a diferença entre sucesso e o fracasso miserável ao enfrentar seus medos. Eu já vou te contar o que é, mas antes…
Esse papo de que o sucesso em nossa vida só depende única e exclusivamente da força de nosso braço, de partirmos pra luta e cairmos pra dentro não é bem verdade na prática. No dia a dia, estamos sujeitos a fatores externos alheios a nossa vontade, coisas que fogem ao nosso controle e que por vezes nos pegam de surpresa.
Talvez você tenha escolhido vencer o medo de largar aquele emprego que até te rendia um bom salário, mas que às segunda-feiras te fazia desejar não sair da cama. Daí você partiu para um outra oportunidade de trabalho ganhando até um pouco menos, mas que te realizava profissionalmente. Mas, depois de alguns meses vivendo uma nova realidade, você perde o tão sonhado emprego.
E agora como fica? Você partiu pra dentro, enfrentou o medo de largar um emprego com um bom salário para ter mais prazer atuando na área que gosta e daí você fica desempregado?! Como encontrar forças nesse momento para prosseguir?
Calma! Primeiro, se você está assim, parabéns por ter escolhido seguir sua vida buscando realizar seus sonhos e não apenas existir! Ainda que te pareça ter feito uma grande burrada, você escolheu o melhor caminho!
Certo dia vi uma frase em um muro que dizia: “Nunca desista daquilo te faz sorrir!” e de lá pra cá lembro dela toda vez que algo tenta me parar.
Agora, chegou a hora de eu te revelar qual o terceiro ingrediente que vai te ajudar muito a passar por estas situações inesperadas e continuar tendo fé que seu sonhos vão se realizar.
Talvez você esteja imaginando que o terceiro elemento seja estar cercado de pessoas que confiam e apostam em você. Aqueles amigos que se contam nos dedos e que vibram com cada uma de nossas conquistas. Mas, apesar deles serem importantes, são raros demais e nem sempre você os terá por perto.
O terceiro elemento que vai te ajudar em muito a alcançar o sucesso na luta contra seus maiores medos é contar com a ajuda de Deus. Sei que esta é uma questão muito pessoal, mas eu falo daquilo que vivo e compartilho aquilo que me faz bem.
Por diversas vezes em minha vida, encontrei em Deus força para vencer momentos de desânimo, fraqueza e incertezas. Momentos em que a gente acha que não dá mais pra continuar, em que queremos jogar a toalha e desistir.
E em todos eles, posso te garantir que minhas orações foram respondidas não com a certeza de que o sonho vai se realizar amanhã, mas com um novo gás, uma recarregada de baterias para prosseguir na luta e não desistir!
Então te convido que você experimente fazer o mesmo. Peça Deus com suas palavras, reconhecendo que sozinho você não está conseguindo. Diga a Ele que precisa de Sua ajuda, de um renovo em suas forças e de sabedoria para reconhecer se aquilo que você deseja é de fato o que Ele tem de melhor pra ti.
Agora, faça essa oração com fé e sinceridade. Eu tenho a certeza de que Ele vai arranjar alguma maneira de você compreender e receber uma resposta.
Pra não ficar só em minhas palavras quero compartilhar contigo outro trecho da Bíblia:
“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.
Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra?
Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra?
Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”
Mateus 7:7-11
Esta são palavras de Jesus Cristo quando estava por aqui ensinando as pessoas sobre quem é Deus e como podemos nos relacionar com ele.
Bom, espero que estas palavras sejam transformadoras em sua vida e que te ajudem a realizar muitos de seus sonhos!
Grande abraço e que Deus te abençoe!
Deixe um comentário