Série Jesus Revelado – Episódio 1

Pra iniciar a série veremos a mensagem que Jesus falou ao povo de Nazaré que os deixou tomados de ira e também as 5 promessas que Cristo fez e que estão disponíveis para todos nós!

Como vimos na introdução desta série, Jesus tinha o hábito de frequentar as sinagogas e era lhe dada a oportunidade de ensinar.

Primeiro, vamos retomar a leitura da passagem que lemos na introdução dessa série:

“Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler.

Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres

Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor“.

Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele;”

Lucas 4:16-20

Agora, vamos ver os versos seguintes, que dizem:

e ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir“.

Todos falavam bem dele, e estavam admirados com as palavras de graça que saíam de seus lábios. Mas perguntavam: “Não é este o filho de José? “

Lucas 4:21,22

Qual foi a revelação que Jesus fez?

Jesus revela ao povo que o admirava por sua forma de ensinar que ele era a pessoa a quem o profeta Isaías citava no verso:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres

Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor“.

Lucas 4:18,19

A primeira reação dos presentes foi questionar: “Não é este o filho de José?”. Na cabeça deles: “Como alguém tão simples do nosso meio poderia se julgar ser o messias prometido por Deus?” Isso era inconcebível.

Jesus já sabia que não seria reconhecido! Nos versos seguintes ao que lemos ele traz o exemplo de Elias e Eliseu, ambos profetas que antecederam a Cristo e que não puderam realizar milagres em suas cidades, pois o povo não os reconhecia!

“Digo-lhes a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra.

Lucas 4:24

Cristo reforça essa verdade no verso acima e a situação naquele sábado ficou insustentável. Marcou ali um divisor de águas na história de Jesus e Nazaré, sua cidade. Veja só o que aconteceu.

Levantaram-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao topo da colina sobre a qual fora construída a cidade, a fim de atirá-lo precipício abaixo.

Mas Jesus passou por entre eles e retirou-se.

Lucas 4:29,30

A revolta do povo foi tamanha que não só desejaram a morte de Jesus, como o conduziram a força para lançá-lo do alto de uma colina. Quanta insanidade, intolerância e ingratidão!

Por que o povo de Nazaré não o reconheceu?

Mas porque será que o povo não aceitou a revelação que Jesus fizera sobre si? Porque, mesmo o admirando na forma de ensinar não o receberam como profeta!?

Eles esperavam que o messias viesse de uma família nobre. Afinal como Jesus, um carpinteiro, filho de José e Maria poderia ser rei e o messias de Israel?

Essa ideia não fazia sentido para eles, pois interpretaram as escrituras pelo olhar humano que tende a julgar pelo exterior e não pela essência.

Até os dias de hoje, os judeus, o mesmo povo que conviveu com Jesus há mais de 2000 atrás aguarda pelo messias.

Quantos são os que admiram, mas não acreditam?

Quantas são as pessoas que nos dias de hoje admiram a mensagem de Jesus, suas palavras de graça, amor e paz, porém no fundo não creem que Jesus é de fato aquele quem disse ser?

Essa rejeição que Jesus vivenciou foi longe de ser a única que ele passaria.

Mesmo realizando diversos milagres, curas, libertando pessoas possessas por espíritos malignos, pregando o amor e a promessa de uma vida eterna ao lado de Deus, ainda assim, o povo daquela época escolheu que ele fosse crucificado no lugar de um assassino.

Eu e você não tivemos a chance de conhecer Jesus pessoalmente, ver de perto seus milagres, ouvir uma de suas pregações, porém as mesmas promessas que ele fez para o seu povo há mais de 2000 anos atrás estão disponíveis para quem escolhe acreditar nele!

Voltemos ao texto central dessa série: 

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres

Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor“.

Lucas 4.18,19

Quais são as 5 promessas?

Estas são as 5 promessas que Jesus colocou disponível para todos os que reconhecerem como o enviado de Deus para resgatar o homem ao plano original da Criação: viver eternamente em paz com Deus e com o próximo desfrutando de todas as coisas boas que Ele fez!

  1. Pregar boas novas aos pobres;
  2. Proclamar liberdade aos presos;
  3. Recuperação da vista aos cegos;
  4. Libertar os oprimidos;
  5. Proclamar o ano da graça do Senhor (breve).

Nas próximas mensagens da série ‘Jesus Revelado’ vamos conversar sobre cada uma destas promessas maravilhosas de Cristo e como elas podem impactar nossa vida.

Abraços e nos encontramos na próxima mensagem!

Te convido também:

Cadastre seu email para receber avisos de novas mensagens, podcasts e vídeos!

Conferir minhas mensagens em áudio acessando o podcast do Viva Zoe!

Conferir mensagens em vídeo no canal do YouTube

Vamos ficar conectados? Venha para meu Instagram e Facebook.