Série Jesus Revelado – Episódio 5

A palavra opressão tem como um de seus significados o ato de comprimir ou colocar pressão sobre algo ou alguém.

Todo ser humano sofre ou sofreu algum tipo de opressão. Em muitos casos, pelo uso da força ou violência, alguém acaba sendo coagido a viver sob um regime de submissão total.

Vemos isso em governos ditatoriais que em pleno século XXI ainda se fazem presentes, como por exemplo: China, Venezuela e Coréia do Norte.

No contexto de quando viveu Jesus, Roma dominava boa parte do mundo conhecido e oprimia os povos conquistados a acatarem suas regras. Uma delas era o pagamento de altos impostos.

Seguindo pelas 5 promessas que Jesus fez na passagem de Lucas 4.18, a qual estamos estudando na série “Jesus Revelado”, veremos nesta quinta mensagem o que o mestre quis nos ensinar quando disse que veio para libertar os oprimidos.

Depois que Adão e Eva escolheram comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, o pecado entrou em cena e a humanidade passou a experimentar na pele os efeitos da opressão.

Só olharmos como foi a vida do primeiro casal que habitou a Terra. Adão, do suor do seu rosto passou a tirar o sustento, que antes estava disponível sem esforço. Eva passou a conceber filhos sofrendo com as dores de parto.

Num primeiro olhar, podemos achar que Deus foi mal com Adão e Eva. Colocando sobre eles uma condenação exagerada. Contudo, ambos escolheram desobedecer ao único princípio que Deus tinha colocado que era não comer aquele fruto.

Estou conjecturando, mas acredito que o casal não fazia ideia das reais consequências que a desobediência deles traria aos seus descendentes.

E aqui estamos nós. Vivendo num mundo bem diferente de como Deus o projetou lá no início da criação. O homem, imagem e semelhança de Deus, tornou-se conhecedor do bem e do mal!

A inveja, cobiça, ganância, luxúria, orgulho, soberba e toda sorte de pensamentos ruins passou a ter voz no coração do homem.

E não demorou muito para que pensamentos ruins se transformassem em atitudes malignas. Basta relembrarmos a história de Caim que matou Abel, seu irmão, por inveja da oferta que ele trouxe a Deus. (leia Gênesis 4)

De Caim em diante a Bíblia vai narrar centenas de outras histórias de homens e mulheres que deram vazão a voz do mal e cometeram toda sorte de atitudes ruins: mentira, assassinatos, adultérios, idolatria, etc.

Porém, Deus em sua infinita misericórdia e amor pelo homem, sempre enviava alguém numa tentativa de resgatar a humanidade ao seu plano inicial.

Foi assim, com Noé, Abraão, José, Davi, os diversos profetas: Elias, Daniel, Isaías, Jeremias, até chegar João Batista e por último: Jesus Cristo.

Em Cristo todo o amor e misericórdia de Deus pelo homem, se transforma em carne e sangue, assim como nós.

A história, palavras, milagres, morte e ressurreição de Jesus foi a expressão mais plena de amor que Deus poderia dar ao homem.

Alguém que nunca pecou, sofrer por horas numa cruz, para pagar pelos pecados de todos nós? Quem de nós daria a vida em favor de um bandido, assassino ou político corrupto?

Jesus o fez, pagou um preço que ninguém antes dele escolheu pagar. Na cruz Jesus consumou o plano de resgate do homem. O mal, o pecado e a morte não teriam mais o mesmo poder sobre nós!

Várias são as passagens na Bíblia com referência de que Jesus ao entregar sua própria vida, tomou do diabo o poder sobre a morte. Veja só:

“E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.”

Hebreus 2:14,15

“E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.”

Apocalipse 1:18

Jesus nos livrou da opressão da morte

De todos os tipos de opressão que um ser humano pode passar em vida, nada se compara ao medo da morte.

Por melhor e mais tranquila que seja sua vida, todos nós um dia iremos enfrentar a morte. Contudo, se você crê que o sacrifício de Jesus naquela cruz foi em teu resgate, então não viverá mais sob o medo e jugo da morte.

Isso porque a morte do corpo físico não é fim da vida. Apenas uma pausa para a eternidade, pra qual todos nós fomos criados desde o princípio.

O pecado e morte que passaram a fazer parte da humanidade com a falha de Adão e Eva, foram vencidos através do sacrifício de amor feito por Cristo, veja essa passagem:

“Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.”

1 Coríntios 15:21,22

Quando Jesus disse que veio para libertar os oprimidos em Lucas 4.16-20, creio que que ele se referia, em principal, à opressão que todo humano estava condenado: a morte do espírito!

Através dos muitos milagres, curas, expulsão de demônios, multiplicação de pães e peixes e mortos sendo ressuscitados, Cristo deixou claro que nele temos o poder para sermos libertos de diversas opressões comuns a todo ser humano.

Seja qual for a situação que hoje te oprime, sabe que pelo nome de Jesus você pode ser liberto dela. Basta orar, crendo que existe poder no nome de Cristo, que você viverá o milagre. Leia essa passagem: 

“Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.

E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos.”

1 João 5:14,15

Tipos de opressão que estamos sujeitos

Muitas das vezes a opressão se manifesta em nossas vidas através de uma enfermidade, perseguição no trabalho, desemprego ou problemas no casamento.

O tipo mais comum de opressão é a que ocorre, diariamente, em nossa mente. Palavras que ouvimos na infância por nossos pais, professores, irmãos e parentes tem grande poder de afetar nossa alma.

Não são poucas as pessoas que levam uma vida inteira de muita luta e não fazem ideia que tem algo as bloqueando de avançar. A raiz quase sempre está numa crença errada implantada em seu inconsciente.

Baixa auto estima, cobrança excessiva de si mesmo, dependência emocional, necessidade de aprovação e tantas outras enfermidades da alma que nos oprimem e que pelas quais precisamos ser sarados.

Existe tanta sabedoria nas escrituras que na passagem abaixo vemos uma orientação clara de que precisamos renovar nossa mente, veja só:

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Romanos 12:2

Em Filipenses 4.6-8 também temos outra passagem poderosa para nos ajudar a vencer toda opressão que tenta se instalar em nossa mente.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”

Filipenses 4:6-8

Anote essas passagens para ler toda vez que você perceber que tem um pensamento ruim te rondando. Rebata lendo essas palavras e fazendo como Jesus fez no deserto ao ser tentado pelo Diabo, leia Mateus 4.1-11.

Jesus também foi muito sincero com seus discípulos em mostrar que para segui-lo tinha um preço que deveríamos pagar. 

Se alguém te falou que ser cristão é viver em paz e tranquilidade com tudo e com todos, desculpe te frustrar, mas isso tá longe de ser verdade.

Veja só essa passagem em que Jesus nos deixou claro o que precisamos fazer se de fato queremos segui-lo.

“Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará.

Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?”

Mateus 16:24-26

Duras palavras de Jesus para nós, não!? Mas o que seria essa cruz que ele se refere. Será que teríamos que andar por aí arrastando uma cruz nos ombros?

Apesar do mestre ter carregado uma pesada trave de madeira por algumas horas, com o corpo aberto em feridas após ter sido açoitado dezenas de vezes por seus algozes romanos, Jesus não quis dizer que era para carregarmos uma cruz física!

A cruz a que Jesus se referia simboliza cumprir com tudo aquilo que ele ensinou a ser o certo, mas que para ser feito é preciso que morra algo em nós. É amar aqueles que nos perseguem, perdoar 70×7, jamais dar as costas a quem lhe pede por ajuda, não mentir, enfim ter atitudes de amor ao próximo como se fosse a nós mesmos.

Cruz é símbolo de morte, então tomar a nossa cruz significa matar em nós tudo que é contrário ao padrão que Jesus nos deixou. Negar a nossa vontade para fazer a Dele!

Da mesma forma que a cruz simboliza morte, também é sinônimo de ressurreição e vida! É dessa maneira que temos que enxergar o preço que nos cabe pagar, carregando a nossa cruz.

Negar a nossa vontade pecaminosa e buscar cada dia levar a cruz de agir como Jesus nos ensinou vai gerar em nós a vida abundante que ele nos prometeu em João 10.10!

E isso é a parte que nos cabe se desejamos viver como libertos de toda e qualquer opressão!

Que quando alguém lhe falar uma palavra de maldição ou derrota, liberte-se devolvendo com palavra de perdão e de bênção!

Quando alguém agir com ódio contra sua vida, liberte-se agindo em amor para com esta pessoa e veja como o amor transforma todas situações!

Quando alguém lhe estender a mão pedindo por um prato de comida, uma roupa ou quem sabe apenas um pouco de sua atenção e você estando em condições de ajudar, então liberte-se do seu egoísmo e atenda ao pedido, assim você se livra do remorso e arrependimento de ter perdido a oportunidade de ter feito o bem.

Esse caminho de viver liberto da opressão só é possível para quem escolhe conhecer e viver na verdade que é Cristo, como diz a passagem:

“Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

João 8:31,32

Se você gostou dessa mensagem e ela falou ao coração, então não guarde apenas para você! Compartilhe com seus amigos e parentes!

E você o que achou dessa mensagem? Comente abaixo deixando sua opinião.

Te convido também:

Cadastre seu email para receber avisos de novas mensagens, podcasts e vídeos!

Conferir minhas mensagens em áudio acessando o podcast do Viva Zoe!

Conferir mensagens em vídeo no canal do YouTube

Vamos ficar conectados? Venha para meu Instagram e Facebook.

Forte abraço e que Deus abençoe seu dia!

Tiago Marinho