A vida de DEUS + perto de você!

Jesus veio proclamar o Ano da Graça do Senhor

Série Jesus Revelado – Episódio 6

Antes de fechar o rolo das escrituras sagradas com o texto de Isaías 61:1-2, Jesus concluiu dizendo que veio para proclamar o ano da graça do Senhor.

Nesta última mensagem da série “Jesus Revelado” vamos estudar o que o mestre quis nos ensinar quando entregou esta promessa final.

A primeira conexão que é possível estabelecer com o termo “ano da graça do Senhor” remete ao Ano do Jubileu instituído por Deus com Moisés em Levítico 25.8-12.

O povo deveria contar 49 anos e no quinquagésimo cumpririam com algumas ordenanças bem claras, sendo uma delas: não semear e ceifar qualquer alimento naquele ano.

De primeira, parece um tanto loucura, pois como o povo iria se manter ao longo de um ano inteiro sem poder trabalhar a terra da onde vinha seu sustento?

Em Levítico 25.18-22 vemos qual foi a saída que Deus prometeu ao povo:

“Pratiquem os meus decretos e obedeçam às minhas ordenanças, e vocês viverão com segurança na terra.

Então a terra dará o seu fruto, e vocês comerão até fartar-se e ali viverão em segurança.

Vocês poderão perguntar: ‘Que iremos comer no sétimo ano, se não plantarmos nem fizermos a colheita? ’

Saibam que eu lhes enviarei a minha bênção no sexto ano, e a terra produzirá o suficiente para três anos.Quando vocês estiverem plantando no oitavo ano, comerão ainda da colheita anterior e dela continuarão a comer até a colheita do nono ano.”

Levítico 25:18-22

Deus deixa claro nessa passagem que o povo não ficaria desamparado! Pelo contrário, dois anos antes ao jubileu, a terra produziria três vezes mais! Não faltaria alimento pra ninguém, ao ponto de poderem comer até ficarem fartos e ainda terem comida para os 3 anos seguintes.

Fica claro pra mim que o ano da graça do Senhor, representa um tempo em que Deus evidencia seu cuidado conosco, ao garantir que enviará abundante provisão, bastando apenas que vivamos segundo o que ele pediu!

Ele quis mostrar ao povo daquela época de Moisés que era Ele quem enviava prosperidade. Mesmo sem trabalharem a terra, mas apenas por obedecerem a orientação, teriam provisão por 3 anos.

Quantas são as vezes que nos preocupamos com as contas que temos a pagar, se vai haver ou não dinheiro suficiente para colocar comida na mesa? 

Quando Jesus disse que veio proclamar o ano da graça do Senhor, entendo que que ele quis despertar em nós o entendimento de que por mais que nos esforcemos em trabalhar e buscar nosso sustento, é de Deus que vem não só a nossa provisão, mas o poder de multiplicar o fruto de nosso trabalho!

Portanto, tenha em mente que ainda que a situação atual seja de dias difíceis, ao nos sujeitarmos a fazer a vontade do Pai, demonstramos a ele que cremos em seu cuidado por nós e de que receberemos toda provisão necessária.

Existe um outro fato que ocorria no Ano de Jubileu que também tem muito a nos ensinar. Veja só essa passagem: 

“Eu sou o Senhor, o Deus de vocês, que os tirou da terra do Egito para dar-lhes a terra de Canaã e para ser o seu Deus.

“Se alguém do seu povo empobrecer e se vender a algum de vocês, não o façam trabalhar como escravo.

Ele deverá ser tratado como trabalhador contratado ou como residente temporário; trabalhará para quem o comprou até o ano do jubileu.

Então ele e os seus filhos estarão livres, e ele poderá voltar para o seu próprio clã e para a propriedade dos seus antepassados.

Pois os israelitas são meus servos, a quem tirei da terra do Egito; não poderão ser vendidos como escravos.”

Levítico 25:38-42

Deus deixa mais uma orientação para o ano de jubileu. Todo trabalhador que estivesse prestando serviço para uma família israelita que o tenha comprado, deveria então ser liberto de suas obrigações junto de todos seus filhos.

Com isso, Deus não só queria mostrar aos israelitas a importância da compaixão, mas que aquele ano seria marcado pela libertação de todos que tinham alguma dívida.

O ano da graça do Senhor que Jesus disse que veio proclamar, é um tempo em que fomos libertos de todo débito que deveríamos pagar por conta de nossos pecados do passado, dos que cometeremos hoje e daqueles que faremos no futuro. 

Veja como isso fica claro nesta passagem:

“Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,

e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,”

Colossenses 2:13,14

Ano da Graça do Senhor e o Início de um Novo Ciclo

Já parou para pensar o por quê de contarmos nossos dias em semanas, meses e anos? Qual seria a importância disso?

Se olharmos para a criação de todas as coisas, vemos em Gênesis 1 que Deus foi idealizando e criando os céus, animais, plantas, cada coisa num dia específico. Todo o processo, segundo narra a Bíblia, levou 6 dias.

Não sabemos como Deus contava cada um destes dias. Se eles tinham as mesmas 24h que usamos hoje, mas o que devemos observar é que Deus nos ensina sobre a importância dos ciclos e tempos.

Trazendo pro nosso contexto de estudo, o ano da graça do Senhor marca o começo de um novo ciclo para quem recebe Jesus como seu Senhor e Salvador.

Agora entendemos melhor o texto central desta série de Lucas 4.18. Jesus ao encerrar a leitura naquela sinagoga, dizendo que ele veio proclamar o ano da graça do Senhor, revelava então o maior de todos os planos de Deus para humanidade: a porta para o caminho de volta do homem para a vida planejada por Deus desde do princípio de todas as coisas.

Veja só o que Jesus disse nesta passagem:

“Então Jesus afirmou de novo: “Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas.

Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram.

Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.

O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.”

João 10:7-10

Iniciava a partir daquele momento um novo ciclo para todos que assim o recebessem. 

Infelizmente, o povo judeu naquela sinagoga não deu crédito as palavras de Jesus, pois esperavam por um messias que viesse de uma família nobre e não alguém que vivia entre eles, filho de José e Maria, um simples carpinteiro.

Esta mesma porta, este novo ciclo está disponível para mim e para você nos dias de hoje. O melhor de tudo é que a salvação foi nos concedido pela graça! 

A graça não só significa favor não merecido, mas que também não há dinheiro no mundo que pague por nossa salvação! 

O preço já foi pago, não pelas 30 moedas que Judas ganhou ao trair Jesus, mas pela vida do mestre que entregou-se por todos nós naquela cruz sem mesmo ter cometido qualquer pecado!

Espero  que ao longo de todas estas mensagens da série “Jesus Revelado”, Deus possa ter tocado em seu espírito ao ponto de você compreender o quanto é amado por ele e quais são as promessas maravilhosas que Ele deixou disponível para todos que receberem Jesus como seu Senhor e Salvador.

Se você ainda não tomou esta decisão, mas tem o desejo de viver as promessas que Jesus trouxe pra nós, então faça neste momento esta simples oração:

“Deus, eu desejo viver a vida plena que Jesus prometeu aos que o recebessem como seu Senhor e Salvador. 

Então, neste dia eu te peço perdão por meus pecados, me oriente a viver como um bom cristão, pois é assim que desejo viver cada dia da minha existência nesta Terra. 

Eu declaro que minha vida não mais me pertence, mas a entrego nas mãos de Jesus e peço a ele que me oriente a cada dia para que eu possa cumprir com sua vontade. 

Em nome de Jesus, assim te oro, amém!”

ORAÇÂO

Lembre-se que este é apenas um modelo de oração. Você pode e deve usar suas próprias palavras. Deus não está preocupado com expressões ou palavras bonitas. A oração que tem poder é aquela feita por um coração sincero e humilde. 

Contudo, deixe claro a Deus que você reconhecesse que o sacrifício de Jesus na cruz foi por você e que aceita Jesus, como Senhor e salvador de sua vida!

Se você fez esta oração e gostaria de te ajudar em sua caminhada cristã, então vou deixar alguns links abaixo para que você possa manter contato comigo e receber em primeira mão minhas próximas mensagens, assim como compartilhar suas dúvidas e pedidos de oração.

Você não precisa fazer essa caminhada sozinho. Vem comigo!

O que achou dessa mensagem? Comente abaixo deixando sua opinião.

Se você gostou dessa mensagem e quer abençoar a vida de um amigo ou familiar, então COMPARTILHE ela em suas redes sociais ou grupos de whatsapp!

Te convido também:

Cadastre seu email para receber avisos de novas mensagens, podcasts e vídeos!

Conferir minhas mensagens em áudio acessando o podcast do Viva Zoe!

Conferir mensagens em vídeo no canal do YouTube

Vamos ficar conectados? Venha para meu Instagram e Facebook.

Forte abraço e que Deus abençoe seu dia!
Tiago Marinho

Anteriores

Música “Até que a Casa esteja Cheia”

Próximo

O Preço do Amanhã

  1. Josias Pedro Simão

    Olá Tiago Marinho , eu sou Josias Pedro Simão , Angolano e estou escrvendo um livro sobre o tabu do dinheiro e este artigo me servirá de um grande suporte , o mundo precisa ouvir isso . Jesus revelado pareceu o resumo de tudo quanto estou escrevendo . Que Deus continue te abençoando. E gostaria de manter mais contacto consigo.

  2. Vanderson Pedroso Marques

    Lindo estudo! Obrigado por essa benção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén