7 Aprendizados Transformadores em Meio a Pandemia do Covid19
Já se vão mais de 30 dias desde quando iniciei essa série posts sobre os 7 aprendizados que tenho tido ao longo desse período de quarentena por conta da pandemia do covid19.
Grande parte da população global está vivendo sob sugestão das organizações de saúde ou imposição dos governantes em total isolamento social.
A justificativa para isso é para evitar que o vírus, com alto poder de contágio, espalha-se rapidamente. Em minha jornada de quase 4 décadas sob essa Terra, nunca vivi situação semelhante e acredito que você também não.
Estamos vivendo dias que talvez nunca tenha ficado tão claro a orientação de Jesus quando ele disse “Ame ao próximo, como a ti mesmo.”.
Penso nos milhares de profissionais da saúde que pelo medo de transmitir o vírus, tem evitado qualquer tipo de contato físico com pais, parceiros e filhos!
Vejo também muitas pessoas sensibilizadas e realizando ações para arrecadar alimentos, distribuir quentinhas, suprindo a carência de muitos que já estão vivendo sob os efeitos colaterais que essa quarentena trouxe para economia global.
Se tem um aprendizado que muitos vão levar quanto toda essa tempestade passar é de que mesmo diante de todas nossas impossibilidades, sempre temos alguém próximo a quem podemos ajudar.
Muitas das vezes, acreditamos que temos que ter de sobra para poder ajudar, porém quem reparte o pouco que tem com aquele nada possui age em amor ao próximo!
Peço a Deus que a humanidade possa sair dessa crise o quanto antes e que compaixão, um dos elementos que nos torna humanos, seja manifestada com mais intensidade independente de nossas diferenças de crenças, estudo e condição financeira.
Para concluir quero te convidar a conferir a parábola do bom samaritano. Uma ilustração que nosso mestre Jesus Cristo utilizou para explicar a nós quem é o próximo e como devemos agir.
Veja só que texto maravilhoso que está Lucas 10:25-37
A Parábola do Bom Samaritano
25 Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?”
26 “O que está escrito na Lei?”, respondeu Jesus. “Como você a lê?”
27 Ele respondeu: “‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’[a] e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’[b]”.
28 Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”.
29 Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?”
30 Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.
31 Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.
32 E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.
33 Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.
34 Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.
35 No dia seguinte, deu dois denários[c] ao hospedeiro e lhe disse: ‘Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.
36 “Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?”
37 “Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei.
Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”.
Lucas 10:25-37
Que Deus te abençoe, guarde sua vida e a dos seus familiares,
Forte abraço do seu irmão e amigo,
Tiago Marinho
1 Pingback