Série Jesus Revelado – Episódio 3
Viver trancafiado numa prisão, ambiente de hostilidade e escassez certamente faz com que qualquer pessoa deseje ansiosamente por liberdade!
Jesus disse que veio proclamar liberdade aos presos, mas o que será que o mestre quis dizer com isso? Seria ele a favor em abrir todas as cadeias e deixar livres assassinos e ladrões?
Nesta terceira parte da série ‘Jesus Revelado’ você vai encontrar resposta a estas perguntas e compreender como é possível estar preso sem nem mesmo se dar conta disso.
Para você que entrou agora na jornada do Jesus Revelado, talvez esteja um pouco perdido. Vou te ajudar. Estamos conversando sobre as 5 promessas que Jesus fez na seguinte passagem:
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres.
Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor“.
Lucas 4.18
Bom, agora que você já se localizou, vamos seguir em nossa jornada!
Assim como em todas as palavras que Jesus deixou, podemos interpretá-las ao pé da letra ou olhá-las nas entrelinhas.
Na breve vida de Cristo por esta Terra, vemos que sua mensagem pretendia alcançar a todos. Porém, ele sempre mostrou preocupação com os marginalizados, desprezados ou mal vistos pela sociedade.
Não é a toa que Jesus fora julgado diversas vezes por andar em meio às prostitutas, cobradores de impostos (publicanos), pobres e doentes. Veja só, como isso fica claro nessa passagem:
Durante uma refeição na casa de Levi, muitos publicanos e “pecadores” estavam comendo com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos que o seguiam.
Quando os mestres da lei que eram fariseus o viram comendo com “pecadores” e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus: “Por que ele come com publicanos e ‘pecadores’? “
Ouvindo isso, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”.
Marcos 2:15-17
O último verso dessa passagem, Jesus Cristo deixa claro qual era a sua missão por aqui! Ele não veio para transformar a vida de quem se considerava justo, mas sim para aqueles que precisavam de mudança!
O mais interessante é que no primeiro verso dessa passagem, onde diz que eram MUITOS publicanos e pecadores que estavam naquela refeição, é que eles estavam SEGUINDO Jesus!
Você seguiria alguém se não identificasse com a sua mensagem? Certamente que não! Aquelas pessoas viam em Jesus algo de muito valor para que largassem seus afazeres e estivessem com ele ouvindo e aprendendo.
O que essas pessoas encontravam em Jesus era, em primeiro lugar, que ele não as enxergava como os demais da sociedade.
Enquanto o mundo os via como pecadores e indignos de confiança e respeito, Jesus os trazia pra perto, mostrava-lhes seu pecado, porém ao mesmo tempo indicava o caminho para viver longe do erro!
Para aquela multidão de marginalizados pela sociedade, Jesus não só era alguém quem os acolhia, mas também um caminho real para a principal necessidade da existência humana: a reconexão com Deus!
Após essa reflexão nesse momento da vida de Jesus, consigo compreender um pouco mais da profundidade do que ele quis dizer com “Eu vim para proclamar a liberdade aos presos”.
Ele não só quis falar aos que de fato estavam encarcerados pagando pelo mal que fizeram, trazendo a estes uma mensagem de esperança, liberdade e oportunidade de uma nova vida, como também para todos os demais que não estão em prisões físicas, mas vivem aprisionados em vícios, relacionamentos doentios, dinheiro, mentiras, mágoas, miséria, injustiça e outras cadeias que acorrentam a vida do homem.
Tudo aquilo que hoje está em nossa vida e nos impede a desfrutar a VIDA ABUNDANTE que Jesus nos prometeu na passagem a seguir é uma prisão que precisamos nos libertar!
“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”
João 10.10
Jesus é a chave que abre toda e qualquer tipo de cadeia que esteja te aprisionando! Ele não só veio para te dar acesso a vida eterna, mas também para que você desfrute uma vida aqui na Terra de liberdade e não de escravidão!
Mas, qual o conceito de liberdade que Jesus pregava? Este é um ponto que tem que ficar muito claro para que não nos desviemos do caminho da verdade.
A essência da liberdade que Cristo nos trouxe é que a partir do momento que passamos a crer nele e o recebemos como aquele que foi enviado para nos reconectar ao nosso Criador, quebra-se em nossa vida a cadeia da morte.
Depois que Adão e Eva escolheram desobedecer e pecaram, todos nós fomos sentenciados a viver desconectados de Deus. O Criador fez diversas tentativas ao longo da história do homem para restabelecer essa conexão e Jesus foi e é a concretização dessa vontade do Pai.
Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”
João 14:6
Quando você dá esse passo de fé, em escolher crer em Jesus, em suas palavras e principalmente que ele veio em seu resgate, pode ser que aparentemente você não veja nenhuma mudança em sua realidade.
Porém, para o mundo espiritual que nos cerca e é mais real que pensamos, você tomou um posicionamento e isso faz toda, toda a diferença!
Naturalmente, com o passar do tempo em sua caminhada na fé cristã, de aprendizado e prática dos ensinamentos de Cristo, vai notar que muita coisa irá mudar em sua vida.
As coisas erradas que você fazia e que não pareciam incomodar tanto, a partir de agora, passam a te ferir por dentro e tornam-se insuportáveis. Isso é Deus trabalhando em sua vida para te limpar e permitir que você flua dentro da real liberdade que ele tem pra você.
Se antes sua vida era sem sentido e você se via preso numa rotina monótona de viver para pagar contas, agora sua existência ganhou novo propósito!
Você não vive mais só pro trabalho, família ou para realizar projetos dos outros! Deus te enche de ânimo, te faz sonhar novamente e traz novo significado para sua vida.
Não tem maior liberdade que você possa conhecer nessa vida do que não precisar de bens materiais, de realizar os desejos de sua carne ou de ter alguém ao seu lado, para olhar pra dentro de si e mesmo sem tudo isso, sentir-se em PAZ com Deus!
Se você deseja desfrutar da real liberdade que Cristo veio proclamar, então com suas palavras, ore a Deus neste momento. Diga que você crê que Jesus veio a esta Terra para te resgatar e reconectar a Deus. Diga que você dá liberdade para o Criador atuar em sua vida na maneira que for preciso.
Se você fez essa oração com sinceridade e fé, te prepare porque Jesus vai começar a se revelar a ti cada dia mais.
Confira o episódio 4 desta série pra conhecer a promessa que Jesus veio para recuperação da vista aos cegos!
Te convido também:
Cadastre seu email para receber avisos de novas mensagens, podcasts e vídeos!
Conferir minhas mensagens em áudio acessando o podcast do Viva Zoe!
Conferir mensagens em vídeo no canal do YouTube
Vamos ficar conectados? Venha para meu Instagram e Facebook.
Forte abraço e que Deus abençoe seu dia!
Tiago Marinho
Deixe um comentário