Série Jesus Revelado – Episódio 2

A escassez é uma palavrinha que amedronta qualquer um. Se você não nasceu em família rica e tira do suor do seu trabalho o pão de cada dia, sabe que quando as coisas apertam, só de pensar em passar por necessidade você já fica nervoso e ansioso por não saber como será o amanhã.

Infelizmente, vivemos num mundo desigual, em que a grande maioria da população sobrevive com o mínimo enquanto uma minoria não sabe nem o que fazer com tanto dinheiro que acumularam.

Não é meu propósito aqui discutir a fundo as questões que nos levaram viver essa realidade. Sou daqueles que acredita também que qualquer pessoa, mediante seu esforço, pode sair de uma condição de pobreza e viver na abundância sem agir de forma desonesta, explorar ou passar por cima de outras pessoas.

Claro que também sou consciente que existe um sistema maligno para escravizar a grande massa. Um minoria fica cada vez mais rica enquanto a maioria vive sempre com mínimo possível.

Fato é que desigualdade sempre houve na história humana. Na época de Jesus não era diferente.

Mas o que será que Jesus quis dizer com “Pregar boas novas aos pobres”?

A resposta para esta pergunta está em outra passagem bíblica. Vamos ler João 10.10, que diz assim:

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”

João 10.10

Nessa passagem Jesus deixa claro que ele veio para nos trazer VIDA e VIDA com ABUNDÂNCIA.

Então o primeiro significado das BOAS NOVAS que Jesus Cristo veio trazer aos pobres é que eles não precisam mais viver na escassez! Afinal de contas, uma VIDA DE ABUNDÂNCIA não se conecta com fome, miséria ou pobreza.

Não sei como está sua VIDA FINANCEIRA. Porém, no momento que escrevo essa mensagem o Brasil enfrenta ainda uma grave crise. São mais de 12 milhões de brasileiros desempregados.

Não sou adepto da teologia da prosperidade, que prega que você deve se aproximar de Jesus, porque ele vai te dar casa, emprego, carro do ano e realizar todos seus sonhos materiais!

Porém, acredito num Deus de provisão e na promessa da VIDA ABUNDANTE que Cristo nos trouxe. Se hoje você está vivendo na escassez, saiba que isso não vai perdurar em sua vida. Vai passar, assim com uma tempestade de verão.

Agora, o grande segredo para que de fato você possa usufruir da prosperidade que Deus tem reservada na sua vida financeira está em Mateus 6.31 – 33 que diz: 

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Mateus 6:31-33

Nessa passagem vemos uma condição para que Deus possa suprir nossas necessidades. No último verso, Jesus diz que devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça. Só então, tudo que precisamos nos será dado.

Se você quer usufruir das boas novas de Cristo em sua vida financeira, precisa priorizar a busca diária de viver conforme a vontade de Deus.

Em resumo, viver dentro da vontade do Pai é amá-lo acima de todas as coisas, incluindo acima de suas vontades e amar ao próximo como a si mesmo.

Eu sei que isso não é nada fácil, pois é o que tento fazer todos os dias e muitas, muitas vezes eu falho. Mas o que Deus deseja ver é que estamos BUSCANDO fazer.

Ele sabe que vamos falhar, mas como a Bíblia também diz, Deus vê as intenções de nosso coração. Qual a motivação que temos em cada uma de nossas atitudes? É isso que ele considera.

Deus justo, que sondas as mentes e os corações, dá fim à maldade dos ímpios e ao justo dá segurança.

Salmos 7:9

Então, se você ainda que falhando às vezes, tem procurado diariamente realizar a vontade de Deus, não tem como não ser abençoado e ter suas provisões atendidas!

Vale ressaltar que Jesus não prometeu que ele te faria rico, mas sim atenderia suas necessidades. 

Em diversas passagens Jesus deixa claro que não devemos buscar acumular riquezas na terra e também as dificuldades que os ricos teriam para entrar no Reino dos Céus.

Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.

Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.

Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.

Mateus 6:19-21

Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! “

Os discípulos ficaram admirados com essas palavras. Mas Jesus repetiu: “Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!

É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.

Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: “Neste caso, quem pode ser salvo? 

Marcos 10:22-26

Entendo que Jesus queria mostrar o perigo que há para o coração do homem que foca sua vida, energia e tempo em apenas acumular riquezas. 

Se olharmos de uma maneira precipitada para essas passagens podemos achar que ter dinheiro em abundância é algo ruim, porém não é bem assim.

Jesus não é contra você ficar rico. O que ele não quer é que você seja escravo do dinheiro. Como lemos em Mateus 6.21 “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.”, se seu coração estiver focado em acumular riquezas, então você estará distante da vontade de Deus para sua vida.

A mensagem de Jesus vai muito além de bens materiais

As boas novas que Jesus veio pregar aos pobres vai muito além da provisão financeira. A mensagem de Cristo para todos nós veio para saciar todo tipo de escassez.

Se você se sente só, sente falta de carinho e atenção, Jesus é a porta para uma vida em que há abundância de afeto e amor. 

Se você enxerga escassez de propósito em sua vida, Jesus mostrou na cruz o quanto você era importante pra Ele, pois escolheu morrer por você sem te pedir nada em troca. 

Deixou pra toda humanidade uma mensagem clara de que nosso maior propósito por aqui é buscar viver como ele viveu, em amor uns pelos outros. 

Por maior que sejam seus projetos para esta vida, não há propósito mais realizador do que fazer o bem.

Se você vive escassez de força e ânimo para prosseguir lutando por seus sonhos e ainda que pessoas próximas e que você ama te desanimem e digam que você não vai conseguir, as boas novas que Jesus deixou revelam que não há impossíveis para aqueles que vivem pela fé!

A melhor parte das boas novas que Jesus deixou é que por mais difícil que seja nossa existência terrena, existe uma eternidade num lugar maravilhoso preparado para todos que escolherem crer nele!

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

João 3:16-18

Confira o episódio 3 desta série pra conhecer a promessa que Jesus veio para proclamar a liberdade aos presos!

E você o que acha que Jesus quis falar com “pregar boas novas aos pobres”? COMENTE abaixo deixando sua opinião.

Te convido também:

Cadastre seu email para receber avisos de novas mensagens, podcasts e vídeos!

Conferir minhas mensagens em áudio acessando o podcast do Viva Zoe!

Conferir mensagens em vídeo no canal do YouTube

Vamos ficar conectados? Venha para meu Instagram e Facebook.

Forte abraço e que Deus abençoe seu dia!

Tiago Marinho