Quantas vezes você se pegou pensando na vida e questionando-se “Por que as coisas estão tão difíceis pra mim?” ou “Como encontrar a paz interior mesmo dentro das tempestades?”
Outro dia, recebi um vídeo pelo whatsapp, o qual vou mostrar mais a frente, com uma analogia muito interessante. Comparou a nossa existência com o sinal dos batimentos cardíacos.
Enquanto estivermos vivos, nosso coração bate em pulsos e isso gera um gráfico com uma linha de altos e baixos. Quanto ele pára de bater e a vida se vai, a linha fica uma reta.
Será que isso tem algo a nos ensinar? Gosto muito de aprender através das metáforas e se olharmos para os ensinamentos de Cristo ele usava muito desse recurso para ilustrar suas mensagens.
Sabemos que por melhor e mais tranquila seja a vida de alguém, ela sempre terá altos e baixos. É claro que ninguém quer viver momentos ruins: desemprego, perder alguém querido, decepções, traições, etc.
Compreender que momentos assim fazem parte da existência humana e não se vitimizar vai permitir que você passe pelos percalços da vida de forma mais sadia, aprenda com eles e esteja mais preparado não só para enfrentar os demais obstáculos, mas principalmente dar mais valor aos momentos bons da vida!
2 ensinamentos de Cristo para enfrentar os tempos ruins
Encontro dois grandes ensinamentos nas palavras de Jesus que nos ajudam a enfrentar os tempos ruins da vida.
Jesus estava num momento complicado de sua existência aqui na Terra e como sua mensagem e milagres incomodava demais o sistema religioso vigente, Ele sabia que a hora de entregar sua vida estava bem próximo.
Por amor e para preparar o coração daqueles que os seguiam na época, conhecidos como seus discípulos, Jesus disse:
“Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
João 16:32,33
Claramente ele antecipa para aqueles que andavam com ele que um tempo de aflições viria, não somente sobre ele, mas para todos que o acompanhavam.
Jesus não quis esconder a dura realidade que eles enfrentariam, pois não teriam mais a presença do mestre e de uma hora pra outra seriam dispersos pelo mundo.
Mas Cristo sempre trazia em suas mensagens, por mais duras que fossem, uma palavra de conforto e esperança. E no último versículo que lemos, está o primeiro grande ensinamento que Jesus deixou pra gente.
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
João 16:32,33
1 – Tenha BOM ÂNIMO!
Ele diz claramente que apesar das aflições que certamente vamos passar, que devemos ter BOM ÂNIMO, pois ele já venceu!
É esta palavra que você deve guardar contigo quando um momento ruim se apresentar. Quem sabe você não está passando por ele agora mesmo!?
Repita para você mesmo este versículo, crendo que apesar da aflição, se você tem a Cristo como seu exemplo de vida, então esse novo ânimo está disponível pra você!
Joga pro lado o pessimismo, pensamentos de derrota e encha-se da esperança de que se Cristo venceu o mundo, você também faz parte dessa vitória!
Mas, Tiago como isso vai me ajudar de forma prática? Vamos lá…
Quando enfrentamos um problema, temos dois caminhos a escolher. Um ficar lamentando pelo que estamos passando, o famoso ‘fazer-se de vítima’ e outro é enfrentar o obstáculo em busca de sair daquela situação de desconforto o mais rápido possível!
Por exemplo, se você está desempregado, sem grana pra nada e se entrega ao pessimismo isso não vai te ajudar em nada a sair do buraco. Pelo contrário, só vai ajudar a tornar o poço cada vez mais fundo, pois o desânimo vai tomar conta de você e sua mente vai passar a crer piamente que de fato não tem jeito!
Se ao invés disso, você mudar a forma de encarar a situação e direcionar sua mente e energia em alternativas de ganhar dinheiro que não seja apenas através de um emprego, você estará muito mais perto do sucesso!
Mas Tiago, onde que o ensinamento de Jesus se encaixa nisso? Eu não preciso de Jesus para ter pensamentos positivos ou me empenhar em buscar uma solução pros meus problemas.
Tudo bem, até concordo com você em parte! Por isso que disse que eram 2 ensinamentos, lembra? O primeiro é TER BOM ÂNIMO, ou seja, pensar e agir de forma positiva acreditando que vai vencer o desafio.
2 – Desfrute da PAZ INTERIOR sobrenatural
Porém, existem situações em que nossas forças já se esgotaram. Onde de fato, você já tentou de tudo e não vê mais saída.
Neste momento, que temos acesso ao sobrenatural de Deus. Aquilo que está fora do nosso alcance e é quando de fato chegamos a compreensão de quem é Deus e do seu imenso amor por nós.
Voltando ao versículo que estudamos acima…
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
João 16:32,33
e complementando com este outro:
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”
João 14:27
Fica claro que Jesus quis nos mostrar que apenas Nele temos acesso a um tipo de PAZ INTERIOR que não está disponível no mundo. Algo sobrenatural que só vão experimentar aqueles que confiarem nele.
Essa PAZ INTERIOR vai se apresentar de muitas maneiras em sua vida. Eu já a vivenciei algumas vezes e posso afirmar que é sobrenatural. Não é algo que você possa criar com pensamentos positivos, remédios ou qualquer outro recurso humano.
Essa PAZ INTERIOR se faz presente no seu íntimo quando você está com seu coração apertado por ter sido decepcionado com alguém e após uma oração, de uma hora pra outra, aquela mágoa vai embora e você se sente leve e consegue olhar novamente pra pessoa que te feriu e não sente nada de ruim por ela.
Essa PAZ INTERIOR se realiza quando você achava que tava no seu limite e não tinha mais esperança e do nada vem sobre você um novo ânimo, um gás a mais e logo em seguida você consegue dar uma virada naquela situação.
Enfim, difícil descrever em palavras aquilo que é sobrenatural. Quero com esta mensagem te incentivar a investir no seu relacionamento com Cristo, pois essa PAZ INTERIOR tá disponível pra todos.
Se você quer experimentá-la, apresente agora mesmo qual a situação que está passando e diga a Deus com suas palavras que você precisa de ajuda. Ele jamais desprezará uma oração sincera.
“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”
Salmos 51:17
Se você já vivenciou essa PAZ INTERIOR, então comente abaixo! Sua experiência certamente vai gerar fé na vida de muitos!
Preparei um outro artigo para aquelas pessoas que vivenciam constantemente momentos ruins em sua vida. Talvez estejam carregando um fardo mais pesado que deveria e certamente não é isso que Deus deseja pra você.
Bom, se você gostou deste texto, compartilhe em suas redes sociais, basta utilizar os botões aqui ao lado ou embaixo se estiver no celular.
Grande abraço e até a próxima!
1 Pingback