Enfrentar altos e baixos faz parte da vida de qualquer um. Rico, pobre, com nível superior ou analfabeto. Todos nós enfrentamos momentos bons e outros nem tantos assim e estamos sempre a procura de como ser bem sucedido na vida!

Compreender isso, é dar um passo em direção a uma vida mais feliz. Escrevi um outro artigo chamado Pulso da Vida só para conversar sobre esse tema.

Todavia, existem pessoas que levam uma vida numa constante maré baixa. Estão sempre passando por situações difíceis e parece que tudo na vida dela vai de mal a pior. Talvez você conheça alguém assim ou quem sabe tá sobrevivendo dessa forma.

Outro tipo de pessoa comum é aquela que é muito esforçada, trabalha demais para alcançar um objetivo, seja melhorar de vida, concluir uma faculdade, formar uma família, etc.

Confira este artigo em vídeo

Porém, pois mais empenho que ela coloque, entra ano, sai ano e a pessoa parece estar sempre na mesma posição. Ou seja, muito distante de alcançar seu objetivo.

É para essas pessoas que preparei essa mensagem, pois já passei por fases assim na minha vida e sei o quanto é desesperador. Parece que você está andando em círculos, sempre voltando pro mesmo lugar de onde partiu.

Não complique o que pode ser simples!

Trabalho com tecnologia desde dos anos 2000 e uma das áreas que atuo é na programação de sistemas para Internet. Em muitas situações fico por horas, e até já por mais de um dia, batendo cabeça para entender onde estava o erro que travava todo o sistema.

Na grande maioria das vezes, o problema estava em alguma coisa muito ridícula, uma vírgula ou ponto que acabou passando despercebido. Porém, em outras, eu tinha é complicado demais, algo que poderia ter sido feito de forma mais simples.

Esse ensinamento tem me ajudado em várias situações da vida. Se vejo que tá muito complicado resolver uma determinada situação, então paro tudo e tendo identificar se existe uma caminho mais simples. Quase sempre existe.

Não sei se isso acontece só comigo, acredito que não, rs! Mas acho que muitas vezes temos a tendência de achar que a melhor solução para um problema, é aquela mais elaborada, com várias etapas. 

Pode reparar, sempre haverá um caminho mais simples para resolver seus dilemas. Porém, nem sempre enxergamos o óbvio. Daí, quando nos deparamos com ele, a gente fala: “Não acredito que tava o tempo todo na minha cara e eu não tinha visto!”

Então, se você sente que sua vida está estagnada e por mais que você lute buscando uma direção de como ser bem sucedido na vida, nenhum resultado melhor aparece, é hora de parar e analisar se não existe um caminho mais simples.

Quem nunca passou por isso?

Vamos a um exemplo prático que faz ou já fez parte da vida de muitos de nós.

Quem nunca acabou gastando mais do que devia no cartão de crédito e depois quando chegou a fatura não teve como pagar? Daí, entrou naquele buraco sem fim dos juros sobre juros e uma dívida de R$1 mil virou R$10 mil em pouco tempo!

Quem já passou por este problema e percebeu que não consegue controlar seu impulso de comprar tem um caminho simples para não se endividar outra vez: simplesmente não tenha um cartão de crédito e passe a comprar tudo à vista!

Agora, confesse pra mim! Quantos de nós entramos nesse buraco da dívida do cartão mais de uma vez?! O fato de insistirmos numa escolha errada, atrapalha de conquistar nossos objetivos e alonga o caminho de como ser bem sucedido na vida.

Em especial, quanto a vida financeira, quanto mais dívidas você fizer, mais distante fica aquela viagem, a casa própria ou quem sabe aquele curso que você tanto deseja fazer. 

A simples decisão de não ter um cartão de crédito, caso você saiba que não consegue controlar seus impulsos de compra, já vai te ajudar muito a destravar sua vida financeira.

Comece a repensar todas as áreas mais importantes de sua vida: familiar, financeira/profissional, sentimental e espiritual. Coloque cada uma delas em um quadro e escreva como você está hoje, onde você gostaria de chegar e qual foi a última decisão mais importante em cada área.

Faça este exercício…

Eu sei que este exercício pode parecer doloroso, pois vai fazer você enfrentar a realidade e relembrar de coisas de que não gostaria. Mas, minha intenção com ele é te ajudar a avançar e conquistar seus objetivos.

Tenho certeza de que ao fazer essa reflexão você vai identificar que algumas escolhas que você fez no passado trouxeram consequências pro seu presente, algumas positivas e outras nem tanto.

Se você identificou que alguma decisão foi errada e te trouxe um fardo muito pesado, você já está a um passo de virar o jogo e com ser bem sucedido na vida!

Vida amorosa

Vamos supor que no quadro ‘SENTIMENTAL’ seu objetivo seja casar-se, ter filhos, ou seja constituir uma família. Porém, você por já ter se decepcionado algumas vezes escolheu não se envolver sério com mais ninguém.

Perceba que toda escolha, traz consigo um fardo. Pode ser um pacote leve ou talvez insuportável de carregar.

Como você vai conquistar seu objetivo de construir uma família, se não se permitir conhecer alguém de forma completa: com seus defeitos e qualidades?

Enquanto você não se livrar do fardo do ‘medo da decepção amorosa’ vai postergar cada dia mais seu sonho de família. 

Veja bem, não estou dizendo aqui para você se lançar ao primeiro que aparecer na sua frente sem a maturidade de preservar seu coração. Mas, quero que compreenda que ainda que tenha que sofrer mais algumas decepções só vai chegar no seu objetivo se deixar de de carregar o fardo do “medo de sofrer”.

Quando você encontrar uma pessoa que valha a pena, e acredite, elas existem, você vai ver o quanto valeu ter lançado fora seus medos e ter permitido viver seu sonho!

Este foi apenas um exemplo, e você pode aplicar a mesma regra para todas demais áreas de sua vida. Quem sabe, não vai encontrar vários fardos pesados que tem carregado por tantos e tantos anos.

Talvez alguns deles seja difícil de se livrar ou quem sabe não haja mais tempo para isso, porém quero concluir com estas palavras de Cristo:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Mateus 11:28-30

Não sei naquilo que você acredita, mas eu já vivenciei essa palavra de Cristo algumas vezes. 

O que Deus tem pra você?

Deus não deseja que nossa vida seja arrastada, um peso insuportável, ele nos prometeu vida em abundância, mas para vivê-la é preciso compreender e praticar a vontade de Deus para nossa vida!

Escolhas que fazemos na vida que parecem irreversíveis e que nos trouxeram consequências ruins, quando apresentadas diante de Deus, parece que tiramos das costas aquela mochila mega pesada.

Pode até ser que as circunstâncias não tenham mudado, mas só o fato de você orar e apresentar suas questões para Jesus, Ele traz sobre uma PAZ inexplicável. Uma tranquilidade que se alguém te perguntar você não vai saber explicar.

Experimente fazer isso, converse com Deus ainda hoje, usando suas palavras, sendo sincero. Coloque pra ele seus sonhos em cada área e peça para Ele te ajudar a enfrentar seus dilemas.

Tenho certeza de que muita coisa vai clarear, muitas portas vão se abrir e vão aparecer caminhos mais simples, que antes você não enxergava. E sua busca por como ser bem sucedido na vida vai encontrar respostas.

Que Deus abençoe seu dia e se você gostou deste texto, compartilhe em suas rede sociais, basta utilizar os botões aqui ao lado ou embaixo se estiver no celular.

Grande abraço e até a próxima!