7 Aprendizados Transformadores em Meio a Pandemia do Covid19
Pelo mundo não se fala em outra coisa que não seja o risco que existe em ser contaminado pelo novo coronavírus e em todos os cuidados que devem ser considerados para preservar-se desse mal que da noite pro dia espalhou-se pela Terra.
Na quarta mensagem da série “7 Aprendizados em Meio a Pandemia do Covid19” vou compartilhar contigo o que tenho aprendido sobre saúde.
Admiro em muito o trabalho de todos os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e todos os demais profissionais que estão na linha de frente na batalha contra esse vírus.
São homens e mulheres que podiam escolher recuar e preservar suas vidas, ficar em casa e deixar que todos os infectados se virassem sozinhos. Graças a Deus que a grande maioria deles não estão agindo assim.
Sendo assim, não poderia deixar de começar essa mensagem, sem registrar aqui a minha homenagem a todos os profissionais de saúde que são instrumentos de Deus na Terra para dar a muitos uma segunda chance de viver!
Minha homenagem também aqueles que perderam sua vida trazendo a cura de muitos outros.
Se você tem algum amigo que atua na saúde, não esqueça dele nesse momento, mande uma mensagem agradecendo sua coragem e empenho por honrar a sua vocação de cuidar do próximo.
Peço a Deus que traga cura a todos os profissionais da área que se contaminaram e agora precisam de nossas orações para que hajam outros colegas que cuidem deles, que se recuperam logo e que possam em breve voltar a sarar mais pessoas.
Não sei se você, assim como eu, passou se preocupar mais com sua saúde depois que essa pandemia começou.
Confesso que no começo deste ano estava muito focado no trabalho e tinha deixado de lado a importante tarefa de cuidar bem do meu corpo. Esse é um grande erro. Afinal, sem saúde nada podemos fazer.
Porém, como muitas situações na vida, só mudamos quando algo nos sacode, nos faz acordar e ver que o caminho que estamos não é dos melhores.
Desde do começo dessa quarentena, tenho cultivado novos hábitos para cuidar melhor do meu corpo, mente e espírito.
Acredito que para ter nossa saúde em dia, não basta apenas fazermos atividades físicas e alimentar-se de frutas, legumes, carnes leves e tudo mais que é saudável.
A saúde começa na mente. Em especial, em como você a alimenta.
Grande parte dos canais de TV só trazem notícia sobre o coronavírus, sua expansão e número de mortes. Quando não, falam sobre a crise econômica e política que vieram de carona com essa pandemia.
Você não deve ficar alienado quanto a tudo que está acontecendo, mas precisa evitar ao máximo se expor de forma exagerada a todo esse conteúdo pesado que é ofertado na TV.
No começo, eu assistia quase todo dia ao noticiário e logo depois começava e me sentir pra baixo, angustiado e preocupado com o amanhã.
Assim que comecei a perceber o mal que a TV tava trazendo, passei a reduzir o tempo que estava gastando em assistir esses noticiários e hoje, vejo o mínimo possível.
Ofereça a sua mente, especialmente no começo do dia, mensagens positivas, motivacionais, assuntos que tragam esperança e ânimo de viver.
Te convido a conhecer minha série de vídeos com o tema ‘Comece bem seu Dia’. São mensagens curtas, reflexivas e que vão te aproximar de Deus.
Por falar no Criador, eu acredito que nossa saúde também tem ligação direta com o espiritual. Sei que pode soar estranho para muitos, mas até a ciência já reconheceu que quando estamos orando fazemos bem ao nosso corpo.
Cientistas da Universidade Duke confirmaram que a oração pode influenciar a forma como nosso corpo enfrenta as doenças. Quando a pessoa ora ou canta músicas religiosas, é fortalecido o lobo frontal, parte do cérebro que ativa o sistema imunológico.
Consigo compreender bem isso, pois a oração faz você colocar para fora suas angústias, preocupações e relembrar a sua mente que você tem um Deus que te ama, cuida e por isso não está sozinho.
Ou seja, quando fortaleço meu espírito através da oração, estou consequentemente cuidando da saúde da minha mente e corpo.
Para completar, não dá pra deixar de fora a importância que há para uma boa saúde de praticar, regularmente, atividades físicas.
Sei que por muitas vezes a preguiça vai tentar te convencer a ficar parado, mas joga ela pro lado, pois seu corpo precisa se exercitar!
Este é um bom hábito que você deve cultivar. Comigo só dá certo se eu fizer todos os dias e de preferência no mesmo horário.
Tenho feito exercícios em casa através do app Treino em Casa que é gratuito e tem várias séries de exercícios leves de alongamentos até mais intensos para quem é da turma dos marombas, rs!
O lance é fazer todo dia um pouco, nem que seja uma série de alongamentos para aquecer o corpo.
No começo vai ser dolorido e a preguiça vai tentar falar mais alto, mas se você se esforçar e manter a regularidade nas primeiras 2 semanas, vai notar que no dia que não fizer, vai sentir falta.
Também tenho procurando tomar 20 minutos de sol todos os dias. É através dele que nosso corpo produz a maior parte da vitamina D que precisamos. Ela traz diversos benefícios para nosso corpo, inclusive ajuda na cura de doenças como o câncer, veja o vídeo do Dr. Lair Ribeiro.
Dois aspectos positivos que vamos levar quando essa pandemia passar é a importância que devemos dar para nossa saúde e como algumas simples mudanças em nossos hábitos podem fazer uma grande diferença nem nosso bem estar!
Que Deus te abençoe, guarde sua vida e a dos seus familiares,
forte abraço do seu irmão e amigo,
Tiago Marinho
1 Pingback