7 Aprendizados Transformadores em Meio a Pandemia do Covid19

Confira esta mensagem em audio!

Graças ao bom Deus, que enquanto escrevo a quinta mensagem da série “7 Aprendizados em Meio a Pandemia do Covid19”,  já em junho de 2020, as coisas estão melhorando e já se fala em relaxamento do isolamento social com reabertura gradual do comércio, shoppings, praias e tudo mais.

Já se foram 3 longos meses em que vivemos dias que muitos de nós jamais experimentamos antes.

No começo do ano ninguém fazia ideia do que estava por vir. Já sabíamos que o vírus estava causando muitas mortes na China desde dezembro, mas poucos foram os que pensaram em se preparar para possível chegada dele aqui no Brasil.

E é sobre PREPARAÇÃO que gostaria de conversar contigo na quinta mensagem dessa série.

Infelizmente, algo que é traço cultural do nosso povo, é deixar tudo para última hora. Confesso que muitas vezes também faço parte dessa turma.

Essa pandemia tá indo embora e vai deixar uma grande lição: a importância de nos preparamos para qualquer situação adversa que possa surgir no cenário sob a qual não tenhamos controle.

Certamente, a grande maioria dos brasileiros não estava financeiramente preparada para passar por 3 meses sem poder trabalhar direito ou ficar sem clientes.

Vivemos num país de extrema desigualdade social, em que uma minoria detém grande parte de toda riqueza enquanto a maior parte vive do salário ou das vendas que realiza no mês.

Independente dessa dura realidade, temos que nos preparar para ter uma reserva financeira de emergência.

Alguns falam em ter guardado o montante que você precisa para pagar todas suas contas pelo período de 3 a 6 meses.

Sei que isso não é tarefa fácil, mas é um aprendizado que eu e você precisamos colocar em prática. Ainda que não consiga guardar o valor exato para todo esse tempo, melhor poupar algo agora, mesmo sendo pouco.

Você pode até achar que estou exagerando, mas é importante fazer também uma reserva de alimentos, água e combustível. Quem lembra aí da greve dos caminhoneiros em maio de 2018?

Me recordo claramente que em menos de uma semana já não encontrava mais gás de cozinha, combustível e alguns alimentos faltaram no mercado.

Não sou profeta do caos, mas como diz o ditado “melhor prevenir do que remediar”.

A crise econômica que a pandemia trouxe está aí e não podemos negar. Alguns já falam que vai levar alguns anos para que o Mundo se recupere de todo o prejuízo.

Eu já sou mais otimista e prefiro crer que em menos de 1 ano a economia vai estar restabelecida.

Porém, precisamos ser sábios e nos preparamos para que se o cenário for outro tenhamos um plano B em mente para nossa sobrevivência.

Inclua em seus planos, alugar uma casa numa cidade de roça, onde você possa produzir sua própria comida, ter sua própria água e energia.

Você e sua família precisam ter um local de refúgio para onde possam ir se o caos se instaurar. 

Caso não possa arcar com todas as despesas sozinho, junte-se a outros familiares ou amigos e rachem os custos para ter um lugar assim disponível.

Seguindo o que aprendi na Bíblia e vendo tudo que tem acontecido nos tempos atuais, está mais perto do que nunca a implantação da Nova Ordem Mundial, em que nossas liberdades serão cerceadas ao máximo e você só poderá comprar ou vender quando o sistema permitir.

Jesus nos deixou uma parábola muito especial que tem tudo a ver com o momento que estamos enfrentando.

“O Reino dos céus será, pois, semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. 2 Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. 3 As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo. 4 As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias. 5 O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram.

6 “À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!’

7 “Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias. 8 As insensatas disseram às prudentes: ‘Dêem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando’.

9 “Elas responderam: ‘Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês’.

10 “E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada.

11 “Mais tarde vieram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abra a porta para nós!’

12 “Mas ele respondeu: ‘A verdade é que não as conheço!’

13 “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!

Mateus 25 1-13

Sejamos como as virgens prudentes que se preparam reservando óleo suficiente para que pudessem receber o noivo.

O óleo na Bíblia é associado muitas vezes a um presente vindo da parte de Deus, um revestimento de sabedoria espiritual.

Jesus quis dizer nessa parábola que sua vinda será repentina e somente aqueles que estiverem vigilantes em manter um relacionamento com ele vão de fato desfrutar a sua segunda vinda.

Hoje é o tempo certo para nos preparamos para estar em constante estudo e prática dos ensinamentos de Jesus.

Se deixarmos para nos preparamos apenas quando Jesus voltar, não haverá tempo disponível e será tarde demais.

Sendo assim, espero com esta mensagem que você enxergue a necessidade de se preparar em todos os aspectos da vida: financeiro, alimentos, moradia, mas especialmente que não descuide do seu contato com o Criador.

Confira esta mensagem em audio!

Que Deus te abençoe, guarde sua vida e a dos seus familiares,
Forte abraço do seu irmão e amigo,
Tiago Marinho